terça-feira, 9 de novembro de 2010

O QUE É INCLUSÃO E EXCLUSÃO SOCIAL?


INCLUSÃO:

É um conjunto de meios e ações que combatem a exclusão, provocada pelas diferenças de classes sociais, idade, sexo, escolhas sexuais, educação, deficiências, preconceitos raciais etc.
A Inclusão Social tem como objetivo oferecer oportunidades de acesso à tudo para todos.
O processo de inclusão vem sendo aplicado em cada sistema social, na educação, nos ambientes de trabalho, no lazer, nos transportes etc. Todo o sistema deve ser inclusivo, educação, trabalho, lazer e meio de transporte para todos!

'' Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade. ''


Declaração Universal dos Direitos Humanos
Artigo 1








EXCLUSÃO:

São dificuldades ou problemas sociais que levam ao isolamento e até à discriminação de um determinado grupo.O sociólogo francês Robert Castel (1990), definiu a exclusão social como o ponto máximo atingível no decurso da marginalização, sendo este, um processo no qual o indivíduo se vai progressivamente afastando da sociedade através de rupturas consecutivas com a mesma.
A pobreza pode, por exemplo, levar a uma situação de exclusão social, no entanto, não é obrigatório que estes dois conceitos estejam intimamente ligados. Um trabalhador de uma classe social baixa, pode ser pobre e estar integrado na sua classe e comunidade. Deste modo, factores/estados como a pobreza, o desemprego ou emprego precário, as minorias étnicas e ou culturais, os deficientes físicos e mentais, os sem-abrigo, trabalhadores informais e os idosos podem originar grupos excluídos socialmente mas, não é obrigatório que o sejam.


'' Todos os seres humanos podem invocar os direitos e as liberdades proclamados na presente Declaração, sem distinção alguma, nomeadamente de raça, de cor, de sexo, de língua, de religião, de opinião política ou outra, de origem nacional ou social, de fortuna, de nascimento ou de qualquer outra situação. Além disso, não será feita nenhuma distinção fundada no estatuto político, jurídico ou internacional do país ou do território da naturalidade da pessoa, seja esse país ou território independente, sob tutela, autônomo ou sujeito a alguma limitação de soberania. ''




Declaração Universal dos Direitos Humanos
Artigo 2



Por Thayane Aquino



Não se esqueça de deixar um comentário, sua opinião é importante para nós!

11 comentários:

Unknown disse...

O trabalho de voces é muito especial, precisamos de jovens cada vez mais incluidos em acoes humanitárias e conscientes destas realidades. Bjks e muito sucesso....

Unknown disse...

Acredito que a inclusão social é um assunto de extrema importância nos dias de hoje,pois o país em que vivemos encontra-se alastrado pela pobreza e desigualdade social (não só o país como o mundo inteiro).Que enquanto alguns tem muito, outros tem muito pouco.E aí é que está a função da inclusão social, pois o seu grande papel é incluir essas pessoas na sociedade, oferecer aos necessitados condições de um aprendizado maior em todos os sentidos , para que possam se reiterar.Transformando a desigualdade em democracia e assim tornar-se um sistema que beneficie a todos e não apenas à uma determina classe "superior".

Unknown disse...

Qualquer auxilio que possam necessitar, é só contatar comigo.
Ana Pereira

Anônimo disse...

pura verdade

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Amei o artigo de vocês. E bem objetivo é da bons conceitos para que se veja na prática ao dia a dia, mais acredite que a exclusão social não depende somente da condição social e cultural, sim do próprio indivíduo! O mesmo pode ser "pobre" e ter um amigo "rico" e se dar muito bem apesar de suas diferenças.

Unknown disse...

o que é exclusão social?

Unknown disse...

Muito bom !

Anônimo disse...

São dificuldades ou problemas sociais que levam ao isolamento e até a discriminação

Cida Cabral disse...

Gostei muito, vou usar em minha aula, parabéns pelo belíssima postagem.

Unknown disse...

Muito bom irei usar em minha aula,vocês são demais👏👏👏