sexta-feira, 12 de novembro de 2010

IDOSOS MALTRATADOS E EXCLUÍDOS DA SOCIEDADE...ISSO TEM QUE TER FIM!




VIOLÊNCIA, ABANDONO E NEGLIGÊNCIA

Hoje em dia esta comum assistirmos reportagens na televisão sobre idosos que estão sendo vítimas de maus tratos, ou que foram abandonados nas casas de repousos...isso me causa uma indignação tão grande, meu Deus como é que as pessoas conseguem simplesmente abandonar aquela pessoa que te deu a vida, aquela pessoa que foi a razão de você existir, onde vai parar nossa humanidade com essas monstruosidades.
Mais dramático ainda é de pensar que as pessoas que cometem tamanhas crueldades com eles estão dentro de casa, das instituições asilares ou dos hospitais!
Você sabia que:

A Constituição Federal regulamenta que é obrigação dos filhos prestarem toda assistência aos pais.

Mas não só estudos neste sentido, a própria realidade nos mostra que esses direitos ficam restritos ao papel. Segundo a pesquisa do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais – IBCCRIM, as ocorrências com maior freqüência nos grandes centros urbanos são de ameaças, lesão corporal, calúnia e difamação, queixas que, geralmente, são retiradas dias após a denúncia, quando os idosos argumentam que precisam viver com a família, têm de voltar para casa e com a queixa efetivada a convivência se torna mais difícil.
Ahh e o que falar das clínicas de cuidados, nesses ambientes as coisas não ficam para trás também, muitas vezes eles são violentados sexualmente e psicologicamente, estão num ambiente onde as pessoas seriam suas cuidadores e acabam se tornando os seus violentadores.

No estatuto do idoso encontramos que:
  • Nenhum idoso poderá ser objeto de negligência, discriminação, violência, crueldade ou opressão.  
  • Quem discriminar o idoso, impedindo ou dificultando seu acesso a operações bancárias, aos meios de transporte ou a qualquer outro meio de exercer sua cidadania pode ser condenado e a pena varia de seis meses a um ano de reclusão, além de multa. 
  • Famílias que abandonem o idoso em hospitais e casas de saúde, sem dar respaldo para suas necessidades básicas, podem ser condenadas a penas de seis meses a três anos de detenção e multa. 
  • Para os casos de idosos submetidos a condições desumanas, privados da alimentação e de cuidados indispensáveis, a pena para os responsáveis é de dois meses a um ano de prisão, além de multa. Se houver a morte do idoso, a punição será de 4 a 12 anos de reclusão. 
  • Qualquer pessoa que se aproprie ou desvie bens, cartão magnético (de conta bancária ou de crédito), pensão ou qualquer rendimento do idoso é passível de condenação, com pena que varia de um a quatro anos de prisão, além de multa.
  •  Para os casos de idosos submetidos a condições desumanas, privados da alimentação e de cuidados indispensáveis, a pena para os responsáveis é de dois meses a um ano de prisão, além de multa. Se houver a morte do idoso, a punição será de 4 a 12 anos de reclusão.  
  • Qualquer pessoa que se aproprie ou desvie bens, cartão magnético (de conta bancária ou de crédito), pensão ou qualquer rendimento do idoso é passível de condenação, com pena que varia de um a quatro anos de prisão, além de multa.

Por tanto pessoal, se você souber de algum vovôzinho sendo, explorado, excluído, mal tratado...denuncie, isso é nosso dever como cidadão.


 Por Luciana Bastos e Priscila Gonzales


Não se esqueça de deixar um comentário, sua opinião é importante para nós!

3 comentários:

Roberta Vieira :) disse...

Ai meu Deus, não gosto nem de imaginar uma cena dessas e imaginar que isso existe e que nesse exato momento algum idoso ou criança está sofrendo esse tipo de coisa, cruzes que mundo é esse. Um dia isso vai ter que deixar de existir. Trabalhos assim como o de vocês nesse blog é que deveriam existir em maior número e não ficar só em blogs e sites e sim na prática mas é uma maneira de alertar e fazer as pessoas se tocarem que tá na hora de fazer algo de real e incluir o amor nos corações e deixar brotar a solidariedade, INCLUSÃO JÁ !!!!!

Priscila Gonzales disse...

Roberta,

Concordo 100% com o que falasta, sabe que sou assim tbm, não posso nem imaginar alguém fazendo mal para uma criança, para um vovô ou até mesmo para um animal, pois enxergo todos eles como indefesos.
Eles precisam sempre ser ajudados e cuidados e não judiado né...
Obrigada pelo comentário, nosso grupo agradece.

Abraços Priscila

Jéssica João Luciana Priscila e Thayane disse...

Muito obrigada Roberta pela tua participaçao.
Concordo contigo, precisamos de mais amor, respeito, valorizaçao ao outro nao importando a idade que tenha 1 dia ou 100 anos de idade. Vamos juntos contra a exclusao!
Luciana