sábado, 13 de novembro de 2010

POLÍTICA NACIONAL DO IDOSO

Você sabia que...


Por pessoa idosa entende-se o indivíduo com 60 anos ou mais, seguindo-se parâmetros nacionais e internacionais.
O fenômeno de envelhecimento no Brasil encontra-se em processo de expansão.
A esperança de vida ao nascer mais que dobrou do início do século XX, quando era de 33 anos de idade, para o inicio do século XXI, quando já passa dos 72 anos.
A cada ano mais de 600mil pessoas ingressam nesse grupo etário, o que evidencia o dinamismo do envelhecimento no pais.
No ano de 2020 espera-se que o número de pessoas acima de 60 anos atinja 25 milhões e represente 11,4% do total dos brasileiros. ( Politica Nacional do IDOSO - www.mds.gov.br ).

Assim como em muitos países do mundo, no caso brasileiro, as violências contra a geração idosa manifestam-se em maneiras de tratá-la e representá-la, cujo sentido pode se resumir nos termos DESCARTÁVEL e PESO SOCIAL. Esses estigmas e formas de discriminação tem vários focos de produção e reprodução :

a) sua expressão estrutural, que ocorre pela desigualdade social, naturalizadas nas manifestações de pobreza, de miséria e de discriminação;

b) sua expressão interpessoal, que se manifesta na forma de comunicação e de interação cotidiana;

c) suas expressões institucionais, evidenciadas na aplicação ou na omissão na gestão das politicas sociais pelo Estado e pelas instituições de assistência, reproduzindo relações assimétricas de poder, de dominio, de menosprezo, de discriminação e de negligência. ( www.mds.gov.br )

Por Luciana Bastos



Não se esqueça de deixar um comentário, sua opinião é importante para nós!

2 comentários:

Unknown disse...

Os idosos de nossa sociedade, por serem velhos, são vistos como alguém que não produz mais, não sendo útil, consequentemente havendo essa grande e preocupante exclusão social, onde se vê cada vez mais idosos institucionalizados, sendo violentados.
Mas mudanças estão ocorrendo para que haja uma outra percepção do ser idoso, garantido direitos básicos de vida. Por isso vieram as políticas públicas, como a Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa, as delegacias do idoso e o estatuto do idoso como uma forma de garantir um cuidado integral e segurança. Espero que em pouco tempo possamos assistir a mudança de representação social do idoso na sociedade.

Caroline Trennepohl
Enfermeira Residente do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade/PUCRS

Jéssica João Luciana Priscila e Thayane disse...

Obrigada Caroline por tua opiniao. A tua participaçao é muito importante para o nosso grupo.
Sabemos que esta equipe trabalha muito com o objetivo de incluir,dar esperanças de uma vida digna, mostrar o caminho, estender a mao, nao corregá-los e sim mostrar a estrada e caminhar juntos.
Parabéns! Obrigada
Luciana