segunda-feira, 15 de novembro de 2010

DROGAS - TOXICODEPENDÊNCIA

Todos nós sabemos que a droga é uma das principais consequências da EXCLUSÃO SOCIAL, e também pode ser um dos motivos desta.
Acabamos não nos dando conta desta realidade social. Mas a verdade é que mesmo inconscientemente, jovens são conduzidos para o mundo da droga por determinados problemas, um deles é a exclusão social provocada por nós mesmos. A droga e os seus sintomas aparece para estes jovens como um refugio para os seus problemas.
Não se pode dizer que há uma única razão que leve ao consumo de drogas mas sim vários que podem influenciar o consumo ou o não consumo; como problemas sociais, individuais, familiares...

Na fase de experimentação, há um conjunto de fatores que podem levar a esse consumo dos quais vamos destacar:

  • a curiosidade;
  • vontade de permanecer em um certo grupo;
  • o desejo de diversão;
  • MEDO DA EXCLUSÃO DE GRUPOS;
  • a ilusão da resolução de problemas;
Uma das principais características é a busca de um prazer imediato num contexto de dança ou diversão.

  • EXISTEM HOJE VÁRIAS CLÍNICAS QUE SE ESPECIALIZAM NO APOIO AOS TOXICODEPENDÊNTES.
Por Jéssica Credidio



Não se esqueça de deixar um comentário, sua opinião é importante para nós!

4 comentários:

Rafael disse...

Interessante matéria falando sobre drogas, principalmente no mundo em que estamos vivendo, é cada vez maior o numero de usarios de drogas. E gostei da parte em que fala sobre como começa o consumo, na minha opinião a maioria das vezes é exatamente por alguns destes motivos.

Jussara disse...

Muita gente mesmo começa com alguns desses motivos, na minha opinião acho que a maiorias delas é querendo ser aceito pelo grupo.

Ricardo disse...

Drogas é um grande problema social mesmo e a sociedade tem excluir esse "problema", ao invez de tentar resolver e criar mais possibilidades para que isso ocorra, exemplo fazendo clinica publicas, para poder atender a população carente.

Joanna Avila disse...

Vejo que hoje em dia muita gente usa drogas vendo apenas as situações de prazer que ela traz, mas ninguem pensa em todos os maleficios, e com certeza se queremos um dia acabar com este problema, devemos começar ajudando as pessoas mais fracas a não se aproximarem dos usuários. Pois assim o numero de usuários não se proliferam. E se cada um que tem um amigo usuário tivesse a noção de ajudar, e conscientizar poderia assim começar uma corrente pra frente do bem.