sexta-feira, 12 de novembro de 2010

A INCLUSÃO SOCIAL DE IDOSOS

     
      A inclusão social é temática, bastante ampla e complexa. Relaciona-se à questão da proteção social e do lugar social ocupado pela população em nosso país. Destaca-se que vivemos em uma sociedade onde os direitos sociais são identificados como favor, como tutela, como um benefício e não prerrogativa para o estabelecimento de uma vida social digna e de qualidade.

       Mesmo estabelecidos em lei, a direção dada pelos responsáveis pela garantia dos direitos nem sempre é direcionada para sua efetivação. O caminho da inclusão social corre paralelo à discussão do direito e da proteção social.

       Por proteção social entende-se o conjunto de ações que visam prevenir riscos, reduzir impactos que podem causar malefícios à vida das pessoas e, conseqüentemente, à vida em sociedade. A exclusão social ocorre quando um determinado grupo, ou parcela da sociedade é de alguma forma excluída dos seus direitos, ou ainda, tem seu acesso negado por ausência de informação, por estar fora do mercado de trabalho, entre outras coisas. A inclusão, portanto, significa fazer parte, se sentir pertencente, ser compreendido em sua condição da vida e humanidade. É se sentir pertencente como pessoa humana, singular e ao mesmo tempo coletiva.

       Inclusão e proteção social estão intrinsecamente relacionadas aos direitos sociais. Os direitos estabelecidos no Estatuto do Idoso que indicam e fortalecem a inclusão social do idoso são:


1º direito à vida: viver com dignidade, com acesso aos bens e serviços socialmente produzidos;

2º direito à informação: ter conhecimento, trocar idéias, perguntar, questionar, compreender. A informação caminha por dois níveis que se complementam: o primeiro refere-se à vida cotidiana – ter acesso à tecnologia, à informática, à senha bancária, aos eletroeletrônicos, as notícias, entre outras; o segundo refere-se à garantia dos direitos – como funcionam os serviços prestados por meio da política social, como funciona a rede de atendimento social, os conselhos, a gestão pública, como o poder público emprega o dinheiro na área do envelhecimento.

3º direito à vida familiar: à convivência social e comunitária: receber apoio e apoiar a família, preservar laços e vínculos familiares, trocar experiência de vida; receber suporte social, psicológico e emocional.

4º direito ao respeito: às diferenças, às limitações, ao modo de entender o mundo, ao modo de viver neste mundo.

5º direito à preservação da autonomia: ter preservada a capacidade de realizar algumas tarefas sozinhas ou com auxílio; ter preservada a privacidade; ter preservada a capacidade de realizar as atividades de vida diária e de vida prática.

6º direito de acessar serviços que garantam condições de vida: acesso aos serviços de saúde, educação, moradia, lazer, entre outros.

7º direito de participar, opinar e decidir sobre sua própria vida: conhecer e participar dos conselhos, de atividades recreativas e de convivência.

Por Luciana Bastos e Priscila Gonzales



Não se esqueça de deixar um comentário, sua opinião é importante para nós!

14 comentários:

Karine disse...

É de extrema importância que assuntos como inclusão e exclusão social sejam abordados dentro de uma faculdade, pois desta maneira podemos quem sabe sensibilizar o próximo e fazer com que este passe estas informações adiante e assim formando uma corrente para que toda a humanidade se sensibilize e se de conta de quantas crueldades são cometidas e que isso tenha um fim.
Parabéns, adorei as matérias.

Caroline disse...

As matérias estão ótimas, de fácil entendimento, pois tem pessoas que entram num site e não conseguem entender nada em função de termos dificeis e nada atrativos, assim quanto mais pessoas acessarem e puderem ler mais coisas boas serão absorvidas e repassadas. Parabéns ao grupo, belo trabalho.

Priscila Gonzales disse...

Muito obrigada meninas.
A opinião de vocês é de extrema importância para o nosso grupo, pois esses comentários significa que estamos conseguindo atingir o objetivo proposto do trabalho que é a criação do espaço com atrativos e notícias relacionadas ao nosso tema que se torne interessante para as pessoas que vão ler.

Abraços,

Priscila.

Unknown disse...

Adorei o assunto que está sendo tratado aqui .. acho realmente importante que as pessoas saibam e se conscientizem sobre isto..
Parabéns pelo trabalho ! Está ótimo ! :)

Luís Fernando Passuelo dos Santos disse...

O país já chegou no ápice de sua população considerada jovem. As atenções até agora foram para a formação de quem ingressa no mercado de trabalho e novas carreiras/profissões que surgem. Daqui há alguns anos, será necessário uma atenção maior com as pessoas da 'terceira idade', pois a expectativa de vida aumenta anualmente e este pessoal ainda tem muito a contribuir. Abrir espaço.... contar com a experiência... dar valor a quem realmente tocou o país até agora

Blog do RP - o seu blog! disse...

ADOREI este blog!! Por toda a sua diversidade de assuntos! Parabéns a iniciativa! Realmente trata de questões muito importantes para a sociedade e que, às vezes, nem paramos para pensar.

Anônimo disse...

Parabéns, vcs abordam temas importantes, principalmente sobre os idosos que estão cada dia mais exluidos do convívio da sociedade.
Cabe, principalmente aos familiares o primeiro passo para a inclusão dos mesmos nesta sociedade ainda cheia de preconceitos!!

http://www.google.com/profiles/PerfilTucTuc disse...

O assunto "Inclusão e Exclusão Social" é um tema de extrema relevância. Nos tempos modernos principalmente por causa dos meio de comunicação estarem mais amplos e dinâmicos, esse assunto vem se destacando e tornando a sociedade como um todo mais sabedor dos seus direitos e deveres. Parabéns pelo blog e que essa iniciativa possa de alguma forma contribuir para que esse tema seja cada vez mais respeitado. Cesar Tuc-Tuc.

Priscila Gonzales disse...

Pessoal,muito obrigada pelos comentários,como já disse eles são muito importantes para o desenvolvimento do blog.
Concordo com todos vocês e acredito que esse olhar mais carinhoso e respeitoso para com os idosos seja muito importante, pois não podemos esquecer que um dia também vamos ficar da mesma maneira.
Apesar da minha pouca idade hahaa, ja penso na minha velhice e gostaria muito que quando eu chegar neste ciclo da minha vida eu possa usufruir de um mundo melhor e mais conciente em relação aos idosos e a importância que eles tem na sociedade.
Afinal eles são"velhos" como muitos os chamam, mas eles são o nosso passado, a nossoa referência.

Priscila Gonzales

Bruna disse...

Parabéns as meninas responsáveis pelo blog,vocês tratam os assuntos mais delicados da melhor forma possível e de fácil entendimento para todos.

Jéssica João Luciana Priscila e Thayane disse...

Obrigada pelos comentários, mais uma vez digo que todos são muito importante para mostrar que nosso trabalho esta sendo feito da melhor maneira possível.
Abraços,
Priscila e grupo.

Andréia disse...

Luciana e colegas,
Parabéns pela criação desse Blog! Os textos são consistentes e tratam de um tema presente na sociedade.
São iniciativas como essa mudam opiniões!
Abraço,
Andréia Silveira Teixeira
Nutricionista

Jéssica João Luciana Priscila e Thayane disse...

Olá pessoal, muito obrigada pela participaçao de todos.
Oi Andreia, o nosso objetivo também é mostrar para a sociedade o quanto devemos valorizar, respeitar, ensinar e principalmente aprender com a turma da terceira idade.
O momento é hoje, agora. Vamos olhar para o lado... quem tanto nos ensina, nos valoriza nao pode ser excluido de nossa vida, de nossas familias.
Vamos juntos!
Obrigada
Luciana

Anônimo disse...

Oi pessoal!!!
Preferia que não precisassemos falar de inclusão social, pois significaria que não existe exclusão social do idoso,mas ja que a realidade é diferente vamos lá......
As discussões verticalizadas voltadas para a inclusão social do idoso, embora já amplamente discutidos e também publicados nos mais diversos veículos de divulgação, não se encontram esgotados na sua temática e continuam merecendo destaque e atenção. A imposição de padrões estéticos de produtividade e de socialização aponta para a exclusão do idoso e é por meio da divulgação do conhecimento que poderemos compreender que não basta almejar a vida longa, mas a melhor qualidade para este viver.
Portanto vocês estão de parabéns pelo trabalho,são ações como esta também, que fortalecem os grupos e sensibilizam as pessoas pra repensarem as suas ações em relação as diferenças......
O Blog ta lindo!!!
abço

--
Andrea Ribeiro Mirandola
Enfermeira Residente PREMUS/PUCRS