terça-feira, 9 de novembro de 2010

BULLYING TAMBÉM É FORMA DE EXCLUSÃO!

Tenho certeza que você já ouviu falar sobre Bullying, mas será que você realmente sabe o que é?
A palavra Bullying é um termo inglês que serve para descrever atos de violência física e/ou psicológica, atos que são intencionais e repetitivos, praticados por alguém contra a outra pessoa ou até mesmo um grupo.
Essas pessoas que praticam o Bullying tem como objetivo intimidar, provocar e humilhar, alguns são mais agressivos verbalmente e outros fisicamente.
Algumas pessoas não levam o Bullying muito a sério, achando que é apenas coisa de criança/adolescente, mas o que elas não sabem é que há consequências graves, as vítimas dessa prática sofrem muito e a maioria sofrem calados por terem vergonha e principalmente medo de pedir ajuda, já que muitas vezes são ameaçados caso contem a verdade à alguém, e o número de vítimas no Brasil está crescendo cada vez mais.


'' Ao menos 28% dos estudantes brasileiros entre as 5ª e 8ª séries do Ensino Fundamental já sofreram maus-tratos. Segundo uma pesquisa divulgada ontem pela ONG Plan Brasil, 1.477 dos 5.168 estudantes entrevistados sofreram algum tipo de agressão em 2009. ''
Jornal Zero Hora


Os meninos são os mais atingindos com 12,5% e as meninas com 7,6%, essas crianças/adolescentes são agredidas e intimadas pelo fato de serem diferentes nos mínimos detalhes, seja pela cor de pele, estilo de roupa, pela música que ouve, ou pela sua escolha sexual.
Mas não é somente nas escolas que o Bullying acontece, na internet também. Existem sites de relacionamento que são usados para humilhar as vítimas, que são ameaçadas por e-mail, e-mail que também é invadido pelos agressores.
Seja lá qual for o ambiente onde o Bullying acontença, é importante visar que o Bullying é algo MUITO GRAVE, há casos de que a rejeição, a exclusão é tanta que pode evoluir para algum tipo de doença, transtorno e muitas vezes até mesmo o suicídio.
Por isso, pais e mães, amigos e amigas, caso você presencie ou suspeite de algum tipo de agressão, não fique com medo e denuncie, e você que é vítima, não fique calado, todos somos iguais e temos os mesmo direitos, ninguém é melhor que ninguém!




Por Thayane Aquino



Não se esqueça de deixar um comentário, sua opinião é importante para nós!

3 comentários:

rodrigo disse...

Infelizmente violência é algo que fere de qualquer maneira, mas nesse caso é muito pior, vemos que isso se torna cada vez mais frequente no circulo social da criança ou do jovem, tal fase mais atingida pelo bullyng. Se nossa sociedade é tão pluralista e diversificada porque há tanto preconceito, será um fator cultural que atinge inúmeras nações? Constatações existem, porém são muitas, a criança sofre modificações em sua formação, a família é seu primeiro contato, onde estabelecerá suas primeiras relações, contudo essas relações se transformarão em ramificações, onde serão divididas em ambiente familiar, estudantil e social, essa que seria o desenvolvimento normal de uma criança....interessante,é dizer, porque o pobre em seu ambiente de convivência não sofre bullyng, é um fato, esse tipo de violência esta frequente em classe social média e alta e é justamente essa classe que tem melhores oportunidades em tudo praticamente, principalmente na educação, as escolas são os campos de batalha do Bullyng, acredito eu que seja uma falha da família a principio, pois, por ser um dos primeiros contatos e o de maior confiança e influência, tem suma responsabilidade pelos atos cometidos pelos seus filhos, a escola também tem sua parcela por cultivar esse tipo de preconceito e a grande vilã é a internet, onde se fomenta isso, temos a disposição vídeos no youtube retratando esse tipo de violência moral e que se torna física também, pessoas que são ridicularizadas nas redes sociais e por ai vai.
Vivemos em um ambiente onde o materialismo tomou conta, as crianças em sua formação são conduzidas indiretamente a serem como embalagens,o"produto humano" perde seu precioso valor, a sua essência e deixa o rótulo tomar conta...infelizmente a sociedade nos preciona a sermos assim, é algo já condicionado, a embalagem fala mais alto, os valores estão se extinguindo, ninguém da mais nada para isso, somos tratados como casca, temos que estar na moda, com um físico legal, só querer saber de balada, falar na giria, muitas vezes até consumar atos ilícitos para sermos populares. Inclusão social de fachada, só conseguiremos ser uma sociedade igualitária no geral quando haver uma nova concepção de valores, caso o contrário continuaremos vendo esse cenário.

Leila disse...

Um amigo do meu filho mais velho, de 11 anos sofreu bullyng na escola neste ano escolar.
Este amigo está em outra sala e nesta sala há meninos mais velhos, repetentes, que só querem "zuar" na escola.
Este amigo do meu filho é quieto, estudioso e na hora do intervalo fica conversando com outro amigo, e isto incomodou os outros. Falavam que ele era "mariquinha", coisas desse tipo. Para piorar ainda mais, um dia houve agressão física. Foi a gota d'água para que este menino falasse o que estava acontecendo para os pais, que até então não sabiam.
No mesmo dia a mãe dele foi falar com a direção e os pais de todos os envolvidos foram chamados. Agora a situação está mais tranquila, como dizem: "cada um no seu quadrado".
Fico com muito medo dos meus filhos sofrerem, pois são quietos, "japinhas" e estudiosos.
Mas converso muito com eles, digo que neste mundo todo mundo é diferente, mas temos que respeitar e aprender com essas diferenças.
Espero que um dia todos possam se conscientizar disso.

Christiana Mercês Soares disse...

Eu Christiana já foi vítima de bullying na internet no ano 2011 com duas pessoas que achava que era da minha família hoje eu trabalho com essa causa social na minha escola e também ensinar as crianças sobre essa violência que acontece muito na nossa realidade e também nas novelas.!